Karaté Kid-Teoria - CineMutu O Blog De Cinema Que Dava Um Belo Filme De Terror

Karaté Kid-Teoria




Tenho a confessar-vos que o jovem Mutu na década de 90 deve ter visto este filme umas 15 vezes.
E por isso não é de estranhar que nessa altura tenha pensado para comigo mesmo:

Também eu posso ser um grande mestre do karate!!!

E qual não foi o meu espanto quando tentei aplicar os ensinamentos de Mr Miyagi e a minha mãe se depara com uma parede branca cheia de belíssimas aguarelas coloridas e um sofá manchado...





O resultado não foi bom para mim... nem todo o karaté do mundo me podia salvar da tareia que levei...

Anyway

Hoje não vou fazer uma review, afinal de contas o filme tem mais de 30 anos dificilmente alguém não o viu

Vou sim fazer uma análise ao principal tema do filme e ao seu vilão.

Poucas foram as pessoas que se aperceberam que karate kid se tratava de um filme que abordava o síndrome de Estocolmo...

Não acreditam?? aqui fica a minha teoria...

O vilão da historia o malvado mr Miyagi pode até parecer um idoso simpático, mas a mim não me engana.




No inicio do filme vemos mr Miyagi a cortejar Daniel consertando a sua bicicleta



Oferendo árvores bonsai à familia Larusso...




Mas isso foi só o inicio

Por essa altura já Miyagi tinha ganho a confiança de Daniel e a partir dai o que aconteceu foi ainda mais assustador.

A tão famosa cena do chuveiro...


Felizmente e apesar do nome, essa cena não envolveu sodomia,mas aqui fica um exemplo clássico de comportamento exercido por um captor

Mr Miyagi deixa Daniel ir ao baile de Halloween mascarado de chuveiro...




Tal e qual um captor obcecado pela sua vitima, Miyagi não suporta a ideia de partilhar Daniel com outras pessoas tentando por isso esconde-lo ao máximo

E o que acontece quando 5 jovens interagem com Daniel?



Louco de ciumes, Miyagi espanca 5 adolescentes vestidos de esqueletos

Claramente simbolizando a quantidade de corpos que já teria enterrado debaixo da sua propriedade...


Raptando de seguida Daniel e levando-o para sua casa...





No dia seguinte verificamos que essa casa está localizada no meio do nada, onde os acessos não são os mais fáceis





E é nesse dia que é então formado um pacto muito preocupante...




O que se segue é mais um exemplo clássico de alguém que sofre de síndrome de Estocolmo. Mr Miyagi abusa de Daniel obrigando-o a fazer tudo o que é trabalhos pesados na casa.







Daniel não só obedece, como volta sempre no dia seguinte para mais castigos...


E o que dizer do facto dele esfregar as mãos de contentamento quando está prestes a tocar Daniel de forma inapropriada????












E é por tudo isto que eu acho que o titulo do filme deveria ser mudado para Stockolm Syndrome kid

Agora digam se eu tenho ou não tenho razão???

Pois se calhar não...

De qualquer forma tenho para mim que se esta historia se passasse nos dias que correm muito provavelmente Mr Miyagi teria à sua espera Chris Hansen...





Pronto já chega de falar de coisas tão alegres como rapto, violência domestica e pedofilia, mas antes uma palavra do meu novo patrocínio









Obviamente que estou a brincar...

Ficam aqui também 2 links para outras 2 paródias que se podem encontrar na internet feita por gente muito mais talentosa do que eu...

https://www.youtube.com/watch?v=TAtd2r49wFw

https://www.youtube.com/watch?v=C_Gz_iTuRMM


Karate kid para mim é um filme que engloba tudo o que os anos 80 de melhor fizeram e é por isso que ainda hoje tenho um carinho muito especial por esse filme.

Fica também desde já um apelo, se alguma rapariga quiser vir cá a casa aprender karaté, tenho imensos moveis cheios de pó à vossa espera...

Vá portem-se bem e deixem-se de filmes

2 comentários:

  1. Se tivesse de Venânciar este filme daria 8 Venâncios...
    Obrigado pelo comentário, como diria Joe Esposito na banda sonora do filme
    you are the best, around...

    ResponderEliminar