Patio das cantigas review - CineMutu O Blog De Cinema Que Dava Um Belo Filme De Terror

Patio das cantigas review

critica ao filme patio das cantigas, vasco santana


Eu nunca percebi muito bem a adoração pelo santo António.


Um sr da igreja calvo no meio da cabeça, várias vezes associado a segurar um menino ao colo... estranho no mínimo.



Mas sendo eu alfacinha e actualmente a viver ao lado da Bica tenho a dizer que detesto esta altura do ano.

E a todos aqueles que passam na rua a gritar:
-A bica é linda!!!

bairro da bica nas festas populares do santo António lixo na rua

Eu respondo:
-Era até vocês lá passarem, porcos do caralho!

Passando ao filme

O pátio das cantigas é um filme com quase 75 anos, mas que ainda hoje se mantém actual.
Todos os anos nos santos populares existem:
bêbados

Cenas de pancadaria

Pessoas a estragar os carros alheios


Mas também existem partes no filme, que já estão mais do que datadas.

Foi engraçado ver que durante a cena de pancadaria do baile de santo António, Narciso leva as crianças pequenas para um barracão e lhes diz para não se preocuparem que ali estavam em segurança. e a câmara num acto de simbolismo foca o seguinte

patio das cantigas salazar


Ah os filmes do tempo da velha senhora.
Outro exemplo destes é quando 2 agentes da Pide investigam o desaparecimento de 15 contos e dizem a seguinte frase:

-A policia não é tão má como dizem.

Mas talvez as duas maiores diferenças que separam estes 75 anos são:

A perda da identidade musical que caracterizava esses bairros

Hoje em dia em vez de fado ou do som da guitarra portuguesa é muito mais comum ouvirmos um kisomba ou uma ivete sangalo.

E claro talvez a perda maior
O fim das calças no umbigo.


Que swag que esses srs tinham naqueles tempos.

Por tudo isso o pátio recebe 7 Venâncios


Um por cada poça de urina que eu tenho à minha porta.

Vá vou só ali atirar um balde de azeite a ferver pela janela que estão a passar musicas do Quim Barreiros

Portem-se bem e deixem-se de filmes


Sem comentários:

Enviar um comentário