Crítica O Clube Dos Poetas Mortos - CineMutu O Blog De Cinema Que Dava Um Belo Filme De Terror

Crítica O Clube Dos Poetas Mortos


critica ao filme o clube dos poetas mortos, dead poet society


Cinemutu agradece profundamente
Aos seus patronos por o deixarem feliz
Ao disponibilizarem gratuitamente
A Netflix da Beatriz

Que anda bem safadinha
A julgar pelas sugestões…
Depois de ela ter visto “A Bruna Surfistinha”
Apareceram “estranhas ligações”





E embora também eu ansiasse por caricias
O momento não era propicio à sacanagem
Porque acabara de ver na Sic Noticias
Esta triste reportagem.



Por isso para homenagear esse grande Senhor
Trago-vos um filme que influenciou a minha geração
Onde Robin é mais do que um professor
É um Mentor, uma inspiração

Porque de génio e de louco
Todos temos um pouco



Embarquem nesta viagem que percorre caminhos tortos
E juntem-se a mim no clube dos poetas mortos.


O filme começa num ritmo pouco frenético
Com o discurso do reitor do colégio privado
Onde este figurante pouco energético
Morreu sem ninguém ter reparado




Conhecemos Neil e seu pai autoritário
Que lhe impos a profissão de médico desde pequenino
E se tivesse sido ao contrário, em vez de num carro funerário
Teria visto no Dr House o seu menino.






Já Todd era um rapaz tímido que levava uma vida Sedentária
E quem diria que escondia um desejo Profundo...
De lançar o primeiro conjunto de secretária
Não tripulado do mundo.




O resto da turma era composta por jovens "musculados"
De boas famílias e de convivência pacifica
Mas Que no futebol eram tão pouco dotados
Que pareciam jogar no  Benfica








Mas a vida destes rapazes ia mudar
com a chegada de um novo docente.
Que os ajudou a pensar
 e a ver o mundo de forma diferente.



Que do alto da secretária olhou para baixo sem vertigens
E tocou bem no fundo de cada um desses virgens

Mas apesar de os “tocar" de forma inapropriada
Segundo o reitor da instituição            
Sr  esse, que adorava uma boa palmada bem aplicada …









Este é um filme que apregoa a não conformidade
Que muitas vezes se confunde com rebeldia
Propicia aos jovens daquela idade
Que apenas queriam “aproveitar o dia”



E eu aproveito para vos deixar a nota final.
8.5 Venâncios e uma menção especial.




Para esta esta cena que me deixa sempre com Pele de galinha.
Embora o meu capitão só venda peixe sem espinha.



Ou então aquele capitão, o da seleção





Eu na escolinha também levei muita reguada
E ainda hoje mal sei fazer a tabuada
A verdade é que nunca fui grande fã do açoite
mas talvez um dia acabe a 4º classe a noite



Deixo-vos com as palavras sábias da minha professora de audiovisual

Porta-te bem e deixa-te de filmes seu animal.


4 comentários:

  1. Que mágica critica, a relembrar os grandes tempos de rimas filosoficas do poeta Mutu. Se nessa altura lhe tivessem dito "Mutu, daqui a 12 anos vais ter um blog lido por meia duzia de pessoas" ... acho que teria entrado em depressão e pedido rescisão com a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Meia duzia de pessoas"????? Quem me dera, nem isso este blog consegue...

      Mas mais triste do que eu ao ver essa estatística deve ter ficado o Sr que veio cá parar depois de ter pesquisado isto no google:

      https://gyazo.com/e1675dda1ae73dfb497237fde1d2905f

      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  2. Mesmo tendo já vários anos
    É uma obra que nunca será morta.
    E esta pequena poderosa crítica
    é uma prova de que o tamanho não importa.

    Aqui deixo o meu fraco contributo a uma review que deve ter dado algum trabalho, well done! :p Não me lembro de quase nada deste filme, mas sei que o vi há muitos anos. Acho que qualquer escola era obrigada a passar isto, pelo menos no meu tempo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina alem de engenheira e de gostares de escrever
      Também tens uma veia poética?
      Em relação ao tamanho … hum vamos lá ver…
      Eu acho que é uma cena mais estética

      Já tive uma namorada que se ria à gargalhada
      outra que se queixava de sair magoada
      Mas não interpretes isto de forma errada
      E tira dai a vossa mente depravada

      Estou a falar do tamanho da critica
      Que olhando de uma forma analítica
      É difícil gerar consenso
      E o resultado pretenso
      Pode até nem ser muito extenso
      Mas acaba por resumir bem o que penso

      Por isso tal e qual o Banqueiro do Gana
      Também tu Mariana
      És leal!
      E uma pessoa especial

      Alem de seres uma escritora de renome
      Que podem encontrar neste belo espaço literário
      https://thebooknitpicker.blogspot.com
      Beijinho e obrigado pelo comentário

      Eliminar